História

Praia de Mira é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Mira, com 39,82 km² de área e 3 147 habitantes. 



















Os Palheiros

Em meados dos anos 50 existiam mais de 600 construções em madeira. A maior originalidade deste aglomerado de pescadores/agricultores era exactamente a sua arquitectura de madeira que, sem ser exclusiva nesta região completamente desprovida de pedra e com abundância de pinhais, adquiriu aqui a sua expressão mais pura, as casas chegavam a atingir dois e mesmo três andares, possuindo dimensões não encontradas noutras praias e formavam a quase totalidade da povoação até ao final dos anos 60, a própria capela, junto da praia e ainda existente, é de madeira, pintada de azul e branco e é um dos principais símbolos desta povoação.

.Ficheiro:Praia de Mira Henrique Matos Portugal 05.jpg




Pesca artesanal


Cada barco era lançado à água e retirado de lá por duas juntas que puxavam cabos presos às argolas da proa ou da ré do barco, este deslizava sobre rolos de pinho colocados no sentido da largura que por sua vez, rolavam sobre uma dezena de vigas compridas e flexíveis, de eucalipto, dispostas longitudinalmente. A rede era puxada por dez juntas de bois. Quando o barco saía, ficava logo um cabo preso na praia, o outro era trazido pelo barco, no regresso.
No ano 2009 algumas das suas companhas pararam. Neste momento só estão a trabalhar 7 companhas, as principais tem como o nome do seu barco: S. José, António Vieira, F.C.P. e Estrela do Mar.

Ficheiro:Praia de Mira Henrique Matos Portugal 03.jpg










Praia

Dotada de um branco e equilibrado areal, é bastante cuidado pela população e entidades locais. 



Barrinha

Antigamente (1954)







Nos dias de hoje.. 







http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Mira#Turismo
http://praia-de-mira.com

Sem comentários:

Enviar um comentário